IV Encontro de Flautistas no Rio grande do Sul




Sobre o Evento

  O IV ENCONTRO DE FLAUTISTAS NO RS realizar-se-à de 08 a 10 de outubro de 2011 no Instituto de Artes do Departamento de Música da UFRGS na cidade de Porto Alegre-RS. 


      Iniciado em 2008 por iniciativa do Prof. Leonardo Loureiro Winter (Instituto de Artes/UFRGS), com prosseguimento em 2009 através do Prof. João Batista Sartor (Centro de Artes de Letras/UFSM) e 2010 pelo Professor Raul Costa D`Ávila (Conservatório de Música da UFPel), encontra-se em sua quarta edição.  

O encontro tem como objetivo congregar músicos-flautistas de diferentes cidades, regiões e estados brasileiros ou países vizinhos para troca de conhecimentos e vivências visando o desenvolvimento artístico e pedagógico de estudantes, professores, flautistas-profissionais, aficionados no instrumento e amantes da música em geral. O encontro aceita inscrições de flautistas de outros estados ou países. 

    O IV Encontro contará com a participação de convidados nacionais e internacionais em recitais, concertos com orquestra, palestras, fóruns e master classes com renomados professores. 

Entre os convidados internacionais estão o virtuose flautista Ransom Wilson (Universidade de YALE - EUA), o professor Danilo Mezzadri (EUA) e Lauren Panfili (EUA) que ministrarão aulas para alunos especialmente selecionados através de proposta disponibilizada na plataforma YOUTUBE com repertório a ser executado ou gravação em CD ou DVD da obra ou movimento (consultar INSCRIÇÕES), teremos também a participação dos restauradores e luthiers Julio Hernandez (Argentina - a confirmar) e Alberto Grossi (EUA, flautas e cabeças muramatsu - a confirmar) abrilhantando nossas oficinas.

Entre os convidados nacionais destacam-se Raul Costa DÁvila (UFPel) , João Batista Sartor e Alexandre Eisenberg (UFSM), Leonardo Winter (UFRGS - OSPA), Artur Elias Carneiro, André Mendes e Klaus Volkmann (OSPA), Claudia Schreiner (traverso), Pedro Figueiredo (freelancer), Ayres Potthoff (IPA/POA) e Lucas Robatto (UFBA).